qual é a forma correta de escrever?

Author:


É comum nos depararmos com algumas palavras na Língua Portuguesa que são pronunciadas de formas diferentes, ainda que apenas uma delas esteja correta de acordo com a norma culta.

continua depois da publicidade

Muitas vezes, essa diferença pode estar associada à variação linguística, tendo em vista que nosso país é extenso e influenciado por diversas culturas.

Um exemplo de vocábulo que costuma gerar confusão é “gratuito” ou “gratuíto”. Isso porque é comum vermos pessoas pronunciando com a entonação no “u”, enquanto outras colocam a entonação no “i”.

Essa diferença levanta questões sobre a grafia correta. Se essa é sua dúvida, descubra a seguir se o certo é escrever “gratuito” ou “gratuíto”.

continua depois da publicidade

“Gratuito” ou “gratuíto”?

Para entendermos qual a forma correta de escrever a palavra, é preciso relembrar sua separação silábica, que deve ser feita da seguinte forma: “gra-tui-to”.

Como se trata de um vocábulo paroxítono, ou seja, sua sílaba tônica é a penúltima, não deve ocorrer a acentuação.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a vogal “u” é a tônica, o que quer dizer que deve ser pronunciada com mais entonação. Usualmente, vemos falantes separando o ditongo “ui”, como se fosse um hiato. Por isso, acabam colocando a força no “i” ao invés do “u”.

Essa inadequação comum na linguagem falada acaba refletindo em dúvidas na hora da grafia, o que faz com que pessoas escrevam a palavra com o acento no “i”. No entanto, não há sinal gráfico e a forma correta de se escrever é “gratuito”.

A palavra é um adjetivo que quer dizer que algo foi de graça, não exigiu pagamento ou qualquer outra coisa em troca. Também pode ser usada quando alguma coisa é feita sem motivo, sendo uma espécie de ofensa.

continua depois da publicidade

Exemplos de frases com “gratuito”

Confira exemplos de frases com a grafia correta de “gratuito”. Vale lembrar que a regra de não acentuação vale para suas variações, como a forma no feminino, “gratuita”:

  • O curso de inglês oferecido pela biblioteca é gratuito;
  • O museu está promovendo uma exposição completamente gratuita sobre arte contemporânea;
  • Ele zombou das minhas ideias de modo gratuito, o que me deixou desconfortável para continuar a falar;
  • O parque tem entrada gratuita aos domingos, o que atrai muitos clientes;
  • Ela fez um comentário gratuito sobre minha aparência que me deixou muito insegura;
  • Não há necessidade de fazer ataques gratuitos toda vez que discordamos;
  • A internet gratuita disponível na cafeteria atrai muitos consumidores;
  • Você pode obter um mês de assinatura gratuita no streaming se realizar o seu cadastro;
  • Ela recebeu uma resposta gratuita quando tentou apresentar suas contribuições para o projeto;
  • A primeira consulta com aquela psicóloga é gratuita.

Casos parecidos com “gratuito”

“Gratuito” não é a única palavra que costuma levantar dúvida sobre a forma correta de se escrever por conta da pronúncia. Veja alguns casos semelhantes:

Intuito

A palavra “intuito” também é confundida por alguns falantes que acabam pronunciando “intuíto”. Como colocam a entonação no “i” ao invés do “u”, muitas vezes, empregam o sinal gráfico na letra.

Ruim

Esse é um termo que também gera bastante dúvida. Algumas pessoas pronunciam com a entonação no “u”, enquanto outras, no “i”.

Mas, diferente de “gratuito”, no qual as vogais “u” e “i” formam um ditongo, aqui, elas compõem um hiato, ou seja, são separadas.

Dessa forma, a entonação deve ser feita no “i”, pronunciando algo como “ruím”. Contudo, a grafia correta não leva acento, essa é apenas uma maneira de ilustrar melhor a forma correta de falar.

Circuito

O caso de “circuito” é o mesmo de “gratuito”, temos um ditongo formado pelas vogais “u” e “i”. Nessa situação, a vogal tônica também é o “u”. Portanto, a pronúncia deve ser algo como “circúito” e não “circuíto”.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply