A falta de reconhecimento no trabalho gera uma série de sintomas e consequências negativas tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Por isso, é importante ter processos para reconhecimento dos colaboradores, evitando assim a existência de times desmotivados, com baixo engajamento e até mesmo o aumento no índice de demissões na empresa.
Entenda, neste post, as causas da ausência de valorização, os seus impactos e como lidar com a situação. Continue a leitura e aprenda a dar a volta por cima e se destacar no seu ambiente corporativo.
1. O que causa a falta de reconhecimento no trabalho?
A desvalorização no ambiente de trabalho pode ser motivada por diversos fatores, podendo envolver má gestão, falta de feedbacks e escassez de oportunidades para o desenvolvimento profissional.
Ao negligenciar uma cultura organizacional que reconhece as potencialidades dos colaboradores, a empresa tem equipes desmotivadas, aumento de turnover e perda de talentos mal aproveitados.
A falta de reconhecimento também se manifesta por atribuir críticas negativas, sobrecarregar profissionais, minar a autonomia e restringir o espaço de compartilhamento de ideias entre os funcionários.
Em alguns casos, essa ausência de apreciação pode estar relacionada a um mau desempenho e baixa identificação do colaborador com a função, mas em muitas situações, ela é causada pela má condução de lideranças e envolvimento com os times.
Quando alguém não performa bem, é preciso haver alinhamentos para encontrar as maneiras mais adequadas de corrigir a situação, diferindo da falta de valorização.
2. Quais são os impactos no psicológico e na carreira?
Desempenhar atividades em uma função na qual você não se sente valorizado no trabalho gera frustração, esgotamento emocional, estresse, burnout, entre muitos outros efeitos extenuantes.
Esses sintomas afetam a vida pessoal e profissional de diversas maneiras, além de gerar impactos negativos para a empresa.
Uma delas é a queda da produtividade e engajamento com os projetos. Profissionais capacitados, mas que sentem a falta de apreciação dos seus esforços, tendem a se ver sem propósitos, desmotivados e muitas vezes sobrecarregados, insatisfeitos com o trabalho.
O desgaste também impacta na relação com colegas, lideranças e clientes, que ficam fragilizadas e desencadeiam outros problemas relacionais e de comunicação.
Além disso, a falta de reconhecimento no trabalho é uma das motivações que levam os funcionários a pedirem demissão devido à ausência de perspectivas de desenvolvimento e crescimento na empresa.
3. Como comunicar a falta de reconhecimento no trabalho?
Quando sente haver a falta de reconhecimento no trabalho é preciso tomar algumas providências e levar a questão aos superiores. Para isso, reserve um momento para conversar com a sua liderança direta e solicite um feedback ou se é possível realizar uma reunião 1:1.
Sempre em tom diplomático, argumente que pode ser vantajoso vocês alinharem as expectativas para conseguir desempenhar bem a sua função e que pode ser uma boa oportunidade para apresentar os seus planos e objetivos na empresa.
É importante que seus superiores saibam que você deseja crescer e espera que eles o auxiliem com essa parte. Você também pode comunicar à sua liderança direta que tem o desejo de desenvolver algumas habilidades específicas relacionadas ao seu cargo.
📌Leia também: Como se destacar no trabalho em 2024: dicas de ferramentas grátis e online
4. Estratégias para diminuir a falta de reconhecimento no trabalho e aumentar motivação
Enquanto profissional, pode tentar utilizar de recursos que contribuam para o reconhecimento da sua dedicação na sua função. A Catho listou quatro dicas para te auxiliar nesse processo de busca de satisfação no trabalho, confira:
🔎 Faça uma autoavaliação
Anote as atividades que você desempenha, os seus resultados e faça uma avaliação da sua performance. Esse movimento também pode servir para levar a sua reunião de alinhamento com a liderança. Veja quais são os pontos em que você se destaca e no que poderia melhorar.
Também é uma estratégia interessante conversar com outros profissionais dos quais você admira para entender qual é o trajeto que eles traçaram para chegar onde estão. A partir dessa análise, você tem uma melhor percepção de onde você está e o que você pode alcançar.
🚀 Trabalhe no seu desenvolvimento pessoal e profissional
Com base nas habilidades e capacidades que você identificou que pode aprimorar, trabalhe no seu desenvolvimento profissional e pessoal também.
Tente aplicar diferentes formas de realizar uma tarefa para entregá-la mais rápido, mantendo a alta qualidade. Ou então, aperfeiçoe a sua forma de atender clientes e stakeholders, proporcionando uma comunicação mais assertiva, respeitosa e produtiva.
Aliado a isso, você pode buscar uma formação profissionalizante, técnica ou especialização que te auxilie a aprimorar as skills necessárias para a sua função ou cargos que você deseja alcançar.
O crescimento pessoal não deve ser deixado de lado: mantenha uma boa relação com os seus colegas e exercite a inteligência emocional para lidar com situações difíceis.
💡 Proponha novas ideias aos projetos
Você já deve ter ouvido alguém dizer ao menos uma vez na vida: “quem não é visto, não é lembrado”. No mercado de trabalho, você deve se fazer ser notado e é importante contribuir com ideias positivas, estratégicas e que façam sentido para o seu projeto.
Estude, procure cases de sucesso na sua área e traga sugestões aplicáveis e surpreendentes aos seus superiores. Aproveite os Sprint, reuniões diárias e brainstorm para isso.
🤝 Alinhe as expectativas com a sua liderança
O alinhamento das expectativas com a sua liderança e entender o que ela espera de você na empresa pode ser uma das primeiras etapas que você deve seguir para encontrar mais valorização, mas não deve ficar por aí. Mantenha conversas e atualizações frequentes sobre o seu desempenho.
Peça feedbacks formais e cotidianos para compreender se você está no caminho certo. Evite se tornar dependente de outras pessoas, exercite a sua autonomia e proatividade, mas solicite orientações, recursos e ferramentas para poder crescer e se destacar.
Ao adotar essas dicas, você se sentirá mais motivado, engajado e poderá traçar planos profissionais mais concretos. Se mesmo assim você sentir que ainda falta reconhecimento no trabalho, talvez seja o momento de trilhar novos caminhos.
O blog da Catho dispõe de conteúdos que te ajudam a se desenvolver e buscar por melhores oportunidades de emprego. Por aqui, contamos com dicas para você mudar de emprego com planejamento e no momento ideal.
Curtiu o nosso conteúdo? Comente o que achou e não se esqueça de compartilhar com aquela pessoa que se sente desmotivada no trabalho!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!