A graduação é uma excelente oportunidade para se aprofundar na área dos seus sonhos e aplicar os seus aprendizados na prática com estágios remunerados ou voluntários, finalizando com a criação do relatório de estágio.
Com supervisão de professores, tutores e especialistas, você tem a orientação necessária para se desenvolver na organização. O relatório de estágio é uma documentação fundamental nesse processo de avaliação e primeiro contato com o mercado de trabalho.
Neste post, você entende como ele funciona e confere dicas para mandar bem na reflexão das suas experiências. Continue a leitura com a gente!
1. Para que serve o relatório final de estágio?
O relatório de estágio é uma documentação que apresenta e reflete sobre a experiência profissional do estudante durante um determinado período.
Nele, devem ser descritas as atividades desenvolvidas ao longo da contratação, metodologias aplicadas, quais foram as contribuições dos colaboradores da empresa e o processo de desenvolvimento do estagiário na corporação.
De maneira geral, é uma avaliação exigida em disciplinas de estágio supervisionado, no qual o discente é acompanhado por um professor responsável que o auxilia no seu crescimento como profissional e qualifica o seu desempenho.
Ela serve para documentar a aplicação prática, os conhecimentos aprendidos no decorrer do curso, identificar pontos de melhoria e desenvolver habilidades profissionais fundamentais para a sua atuação.
2. Como estruturar o relatório de estágio?
Assim como os demais trabalhos acadêmicos, o relatório de estágio deve seguir normas de estruturação e formatação. Cada instituição de ensino superior pode oferecer um manual próprio com orientações de como os trabalhos devem ser feitos, mas, normalmente, deve-se seguir os padrões da ABNT.
Conheça as partes que compõem o documento e saiba como elaborá-lo corretamente:
📝Elementos pré-textuais ou de apresentação
Os elementos pré-textuais são os que aparecem antes do desenvolvimento da atividade de fato. Eles apresentam informações importantes sobre a instituição de ensino, o estudante e um breve resumo sobre o trabalho.
- Capa;
- Folha de rosto;
- Folha de aprovação;
- Resumo;
- Listas;
- Sumário.
🚀Elementos textuais ou desenvolvimento
Os conteúdos que preenchem a documentação são chamados de elementos textuais. Neles, será preciso desenvolver, em detalhes, a proposta do relatório de estágio. Para isso, contemple: objetivos, atividades, problema, metodologia e resolução.
- Introdução;
- Objetivos do estágio;
- Descrição da empresa onde o estágio aconteceu;
- Departamento no qual as atividades foram realizadas;
- Descrição das atividades exercidas;
- Considerações finais.
🔗Elementos pós-textuais
Por fim, os elementos pós-textuais são os que encerram o seu trabalho e incluem informações descritivas como glossário, anexos e referências bibliográficas para poderem ser verificadas posteriormente à leitura.
- Anexos;
- Glossário;
- Referências bibliográficas.
💼Leia também — Conheça 7 áreas de trabalho com estágio remunerado.
3. Confira 3 dicas para descrever suas experiências
A coleta de insumos e a descrição do processo de estágio deve ser feita com planejamento, organização e detalhamento dos pontos mais importantes. A Catho listou três orientações essenciais para você fazer um bom e completo relatório de estágio:
📋Mantenha um diário com anotações durante o seu período de estágio
Assim que você for contratado em um estágio, mantenha um caderno com anotações sobre a sua rotina de estágio. Destaque os seus avanços nas atividades, novas descobertas, sobre o clima organizacional, identificação de problemas e sugestões de melhorias.
O material servirá como guia não apenas da sua jornada no estágio, mas também para te auxiliar no seu desenvolvimento profissional.
💡Organize as suas ideias antes de começar a redigir
Organize o acervo de informações que você colheu durante o estágio em listas ou tópicos relacionados. Dessa maneira, você destrincha todas as habilidades, dificuldades e mudanças, por exemplo, que você encontrou pelo percurso.
🤝Troque experiências com outras pessoas
A chave do estágio é a troca e o compartilhamento de experiências, tanto com colegas de trabalho, professores e outros estudantes. Comente como está sendo a sua vivência, peça feedbacks e saiba ouvir o que os demais têm a acrescentar para o seu crescimento.
Você também pode aproveitar esse processo e incluir uma parte mais subjetiva na sua documentação, relatando o quanto ele contribuiu para você.
Ao seguir essas dicas, você aumenta as suas chances de elaborar um relatório de estágio completo, detalhado e construtivo para te auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Ele pode servir como um parâmetro para te ajudar a encontrar a área ou função com a qual você mais se identifica.
4. Como deve ser feita a conclusão do relatório de estágio?
A conclusão do relatório de estágio deve ser uma análise do que foi desenvolvido, apresentando os resultados, recomendações e reflexões sobre todo o processo. Ela deve ser o fechamento do seu trabalho.
Nele, é possível ressaltar as suas oportunidades de melhoria, aprendizados e conquistas. Ele serve como um recurso extra para basear as suas cartas de recomendação e apresentação para quando você for conseguir outro estágio ou dar o seu primeiro passo em direção ao mercado de trabalho.
Para quem deseja se aprofundar em recursos de autodesenvolvimento, com o intuito de se destacar profissionalmente, o relatório de estágio é uma oportunidade para conhecer seus pontos fortes e de melhoria.
Além disso, a troca de experiências com especialistas e profissionais da área te auxiliam no desenvolvimento de hard e soft skills essenciais para a atuação.
Curtiu nosso conteúdo? Não se esqueça de deixar o seu comentário e continue navegando no blog da Catho para explorar outros conteúdos que te ajudam a traçar seus objetivos para o primeiro emprego, como se preparar para a entrevista e muito mais!
Até a próxima!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!