Certamente, você já reparou na infinidade de símbolos que compõem uma tabela periódica, não é mesmo?! Mas já percebeu que tem uma letra do alfabeto que não aparece nela?
continua depois da publicidade
Se nunca reparou e não faz ideia de qual letra seja, está no lugar certo. Neste texto, você vai descobrir qual a única letra do alfabeto que não aparece na tabela periódica.
Tabela periódica
A tabela periódica é bastante comum nas aulas de química e, com certeza, você já precisou consultá-la. Ela é uma forma de organizar todos os elementos químicos que já foram descobertos até hoje.
Esses elementos são distribuídos em ordem crescente, da esquerda para a direita, do número atômico, de uma forma que os que têm propriedades similares se repetem periodicamente.
continua depois da publicidade
A tabela atual é composta por 118 elementos, que são organizados em 18 grupos, representados pelas linhas verticais, e sete períodos, representados pelas linhas horizontais.
Essa distribuição foi proposta por Dmitri Mendeleev, em 1869, depois de ter percebido padrões entre os elementos químicos, chegando à conclusão de que poderiam ser agrupados de acordo com suas similaridades.
Um tempo depois, em 1913, o físico inglês Henry Moseley aprimorou a tabela periódica, incluindo a classificação de número atômico.
Desde então, os elementos começaram a ser organizados, em ordem crescente, de acordo com o número atômico.
continua depois da publicidade
Dessa forma, a própria localização do elemento na tabela periódica já nos traz algumas informações sobre suas características químicas.
Além disso, a tabela também pode ser organizada em blocos a partir da distribuição eletrônica dos elementos.
Neste tipo de distribuição, os elementos são organizados de acordo com o subnível ocupado de maior energia, ou seja, a subcamada que contém os elétrons mais externos.
Outra divisão feita na tabela é a de metais e não-metais. Os primeiros englobam a maioria dos elementos e se dividem em subclasses. Os segundos englobam apenas 11 elementos, que são o fósforo, carbono, oxigênio, nitrogênio, selênio, enxofre, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
continua depois da publicidade
A tabela ainda pode ser organizada por elementos de transição e elementos representativos, mas este tipo de configuração não é muito utilizada.
Os elementos representativos são aqueles que estão presentes nas extremidades da tabela, incluindo os grupos 1,2,14,15,16,17 e 18.
Os elementos de transição são os que se situam na área central da tabela, incluindo os grupos de 3 a 11.
Qual letra não aparece na tabela periódica?
Agora que já relembramos as características da tabela periódica, é hora de descobrirmos qual a única letra do alfabeto que não aparece nela.
Com 118 elementos, ficamos até perdidos e fica difícil perceber que letra poderia ser. Mas deixa que a gente te ajuda e você não vai precisar procurar na tabela periódica.
Vale destacar que esta letra não aparece não apenas nas abreviações, mas em nenhuma sílaba dos elementos escritos por extenso. A letra em questão é o “J”.
Já chegaram a ser propostos nomes e símbolos de elementos que continham a letra J, mas eles não estão presentes na versão atual.
Um exemplo é o “Jodium”, que, em português, poderia ser traduzido para “Jódio”. Este era o nome antigo do elemento que conhecemos hoje como iodo.
Também podemos falar do “Jargonium”, que pode ser traduzido como “Jargônio” e seria uma proposta de um elemento químico que teria sido descoberto. No entanto, ele não foi aceito.
Por fim, temos o “Joliotium”, que pode ser traduzido como “Joliótio”, nomenclatura proposta para o dúbnio que foi rejeitada.
A letra Q também chama atenção por não estar presente nas abreviações dos elementos químicos. Mas, temporariamente, esteve presente na abreviação do Ununquádio (Uuq), que recentemente recebeu o nome de fleróvio.
Em português, a letra aparece nos nomes dos elementos níquel e berquélio.
Compartilhe esse artigo