Ferreira Gullar está entre os homenageados da Feira do Livro de Ribeirão Preto; Veja lista

Author:


A organização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL-RP) anunciou, nesta terça-feira (27), que o escritor e poeta Ferreira Gullar, será um dos homenageados da 23ª edição, que será realizada entre os dias 1º e 11 de agosto.

Nascido em São Luís do Maranhão, José Ribamar Ferreira (Gullar) é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século 20 e foi eleito “imortal” da Academia Brasileira de Letras.

Falecido em 2016, aos 86 anos, destacou-se por sua obra inovadora e engajada, transitando por diferentes fases e estilos, do lirismo intimista ao experimentalismo concreto e neoconcreto.

O tema central da FIL de 2024 será “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua” e propõe um exercício analítico sobre os desdobramentos da literatura e da humanidade nestes cinco séculos desde o nascimento do poeta português Luís de Camões.

Os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil são os outros enfoques que estão atrelados à abordagem central da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Além de Gullar, o escritor Carlos de Assumpção também será um dos homenageados, junto com outros nomes – veja abaixo.

Carlos de Assumpção

Nascido em Tietê-SP, em 1927, é um dos nomes mais importantes da literatura afro-brasileira. Poeta, advogado e professor, sua obra, marcada pela força da negritude e da ancestralidade africana, é um grito contra o racismo e a desigualdade.

Aos 96 anos, Assumpção segue ativo, recitando seus poemas e inspirando novas gerações de escritores.

Sueli Carneiro

Nascida em São Paulo em 1950, é uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil. Ela é a autora educação homenageada pela FIL. Filósofa e doutora em Educação pela USP, fundou e dirige o Geledés – Instituto da Mulher Negra, referência na luta pela igualdade racial e de gênero.

Autora de livros como “Escravidão, racismo e sexismo: a encruzilhada da mulher negra” e “Enegrecer o feminismo: a mulher negra na sociedade brasileira”, Sueli é referência para o movimento negro e para toda a sociedade brasileira.

Janaina Tokitaka

Escritora infantojuvenil celebrada neste ano. Nascida em 1986, é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e começou sua carreira como escritora quando publicou seu primeiro álbum ilustrado, “Tem um monstro no meu jardim” (2010). Desde então, publicou 40 outras obras para o público infantojuvenil.

Perce Polegatto

O autor ribeirão-pretano da FIL neste ano é Perce Polegatto. Formado em Letras, com especialização em Literatura, iniciou-se como poeta e passou a dedicar-se à prosa a partir de seu primeiro romance, “Os últimos dias de agosto”.

A metalinguagem, a busca da identidade humana e o questionamento existencial são algumas das principais marcas de seus textos.

A 23ª edição da FIL ainda terá como patrono, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.


SAIBA MAIS

USP Ribeirão ainda precisa de voluntários para pesquisas com ayahuasca

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Equipe de Isabelle rebate comentário de Glória Perez sobre relação da sister com Davi





Source link

Leave a Reply