qual é a sua verdadeira personalidade? Descubra aqui

Author:


Você já se perguntou se existiria uma definição para seus traços de personalidade? Mesmo que esse conceito seja extremamente pessoal, existem algumas formas de entender mais sobre nós mesmos utilizando guias da psicologia, como o Big Five.

continua depois da publicidade

Seja extrovertido ou introvertido, sensível ou casca grossa, estudiosos pelo mundo inteiro tentam cada vez mais entender a ciência por trás do que pode definir um indivíduo por meio desse guia.

Mas o que exatamente seria o Big Five? Desenvolvidos nos anos 70 por dois grupos de estudo, os “cinco grandes” são fatores globais de personalidade baseados em uma análise linguística.

São eles a abertura para a experiência (openness), conscienciosidade (conscientiousness), extroversão (extraversion), neuroticismo (neuroticism) e amabilidade (agreeableness).

continua depois da publicidade

Pensando nisso, de modo que seja possível entender mais sobre as diferenças de cada um, confira abaixo qual seria sua verdadeira personalidade baseada no Big Five.

The Big Five: qual sua verdadeira personalidade?

1. Openness

Openness“, ou a abertura para a experiência, é a definição para pessoas que amam aventuras. Curiosos e verdadeiros apreciadores da arte, imaginação e da inovação, consideram a variedade o “tempero” da vida.

continua depois da publicidade

É possível que esse traço esteja correlacionado com a inteligência verbal e a busca pelo conhecimento, com base em uma pesquisa divulgada na revista American Psychological Association (APA PsycNet).

Nesse sentido, pessoas que estão sempre abertas para novas experiências amam o diferente e, de acordo com o estudo, são capazes de aliar o humor com a inteligência acima do normal.

2. Conscientiousness

A conscienciosidade é ideal para pessoas organizadas e que possuem um forte senso de dever. São perfeitamente independentes, disciplinadas e focadas em suas conquistas.

continua depois da publicidade

Você provavelmente não encontrará esse tipo de personalidade viajando ao redor do mundo sem um itinerário: muito pelo contrário. Esses indivíduos são planejadores até o fim.

Levando em consideração um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a conscienciosidade é um traço valioso, visto que é constantemente associado ao sucesso acadêmico e profissional.

3. Extraversion

Possivelmente um dos traços mais reconhecíveis dos cinco grandes, a extroversão envolve ser uma verdadeira “borboleta social”. Essas pessoas são comunicativas e capazes de comandar a energia de qualquer multidão.

A facilidade para se expressar faz com que os extrovertidos consigam ir longe. Um estudo publicado no Sage Journals revelou que esse traço costuma ser especialmente associado às posições de liderança ou à mentalidade de líder.

Afinal, como os extrovertidos são capazes de ser mais assertivos em grupos, faz sentido que sejam capazes de tomar as rédeas ao trabalhar com os outros.

4. Neuroticism

Uma pessoa com altos níveis de neuroticismo é alguém que se preocupa facilmente com qualquer situação em sua vida. Nesse sentido, ativar o botão da ansiedade e da depressão é mais fácil para esses indivíduos.

Se tudo está bem, um “neurótico” ainda será capaz de encontrar motivos para se preocupar. Em relação às economias, uma pesquisa publicada na Econstor em 2021 revelou que existe uma forte ligação entre indivíduos do tipo e ganhos financeiros.

Mesmo ao ganhar mais dinheiro, aumentos fazem com que pessoas dessa classe se sintam cada vez mais infelizes.

Com o excesso de emoções negativas, o neuroticismo possui um grande papel no desenvolvimento de transtornos emocionais, como descoberto em um estudo publicado no Sage Journals. 

5. Agreeableness

A amabilidade é a forma ideal de medir a extensão do carisma e da gentileza de uma pessoa. Quanto mais agradável alguém for, maiores são as chances dela ser confiável e útil.

Esse traço possui seus benefícios. Um estudo de 25 anos de pesquisa publicado na National Library of Medicine (NCBI) revelou que crianças amáveis têm menos problemas de comportamento que aquelas que não exibem tais características.

Mesmo assim, a depender do gênero, ser amável pode não significar que você será recompensado por isso.

Um artigo da Harvard Business Review informa que homens mais agradáveis, por exemplo, ganham menos que aqueles que não demonstram tanta gentileza.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply