O Ministério da Saúde informou que Ribeirão Preto é uma das 23 cidades do Estado de São Paulo na lista de prioridades para eliminação, ou redução, de 14 doenças que afetam as populações em situação de vulnerabilidade social.
O que é?
As cidades foram definidas como prioritárias pelo programa Brasil Saudável, que pretende eliminar 14 doenças e infecções até 2030.São elas:
- malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV). Também o cumprimento das metas da OMS (Organização Mundial da Saúde) para diagnóstico, tratamento e redução da transmissão da tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/AIDS.
Decreto
O programa foi lançado após decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira (7). O evento contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Com isso, foi criado o Ciedds (Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente), que identificou 175 cidades brasileiras com altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente.
Segundo a proposta, o comitê poderá elaborar planos para eliminação dessas doenças e orientar a priorização de recursos para os municípios.
SAIBA MAIS
Bombeiros são acionados para salvar maritaca presa em Ribeirão; Veja o vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Que horas começa o BBB 24 hoje? Programa começa mais cedo