As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), a atual edição do programa apresenta a maior oferta de bolsas desde o seu início em 2005, com um total de 406.428 bolsas disponíveis.
Dessas bolsas, 308.977 (76%) são integrais e 97.451 (50%) são parciais, abrangendo uma ampla variedade de cursos oferecidos por 1.028 instituições de ensino superior em todo o país.
O processo seletivo do Prouni é uma oportunidade para aqueles que buscam ingressar no ensino superior, proporcionando acesso a bolsas de estudo em instituições privadas.
+Estado de São Paulo tem cerca de 16 mil vagas de emprego abertas
Quem pode se inscrever no Prouni?
Para participar, é necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma pontuação mínima de 450 pontos na média das cinco provas do exame.
Além disso, os candidatos não podem ter zerado na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para concorrer às bolsas integrais, de 100%, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto para as bolsas parciais, de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
+Após Governo Bolsonaro, Brasil cai 10 posições em ranking de corrupção
Saiba como será o processo seletivo
O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas, com os resultados e a lista dos candidatos pré-selecionados disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6 e 27 de fevereiro.
Portanto, estudantes interessados em aproveitar essa oportunidade devem se apressar para realizar suas inscrições antes do prazo final nesta quinta-feira, 1º de fevereiro.
Saiba mais sobre o Prouni
O programa de acesso ao ensino superior é destinado aos estudantes de baixa renda que querem estudar em faculdade privada e não têm condições de arcar com os elevados custos do curso universitário. Neste ano, foram válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021.
O Prouni foi criado em 2004 e já beneficiou milhares de jovens brasileiros. Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos, ter alcançado 450 pontos de média nas notas e não ter tirado zero na redação.
Os benefícios de participar do Prouni são muitos. Além de poder estudar em uma universidade particular com bolsa integral (100%) ou parcial (50%), o programa também ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior, permitindo que jovens de baixa renda tenham a mesma oportunidade de estudo que aqueles que têm melhores condições financeiras.
Além disso, o Prouni também oferece outras vantagens, como a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de cursos e instituições de ensino, e a oportunidade de receber uma formação de qualidade, o que aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.