Uma notícia triste chocou os brasileiros nesta terça-feira (30) causando uma comoção avassaladora. A atriz Jandira Martini, conhecida por seus inúmeros papéis icônicos em novelas e filmes, acabou falecendo depois de uma longa batalha contra uma doença silenciosa.
Um dos seus amigos e colega de profissão Marcos Caruso veio à tona com um comunicado emocionante falando sobre a amizade e a grande dor da perda: “Minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam”, escreveu.
Entre suas inúmeras interpretações, Jandira tomou ainda mais notoriedade após dar vida a “Zoraide” de “O Clone”. Durante a sua carreira a atriz estava em uma grande batalha contra um câncer de pulmão, doença que infelizmente é bastante comum em homens e mulheres.
Uma de suas causas mais notáveis é o paciente ter o hábito de fumar, já que cerca de 85% dos casos em que houve o falecimento eram pessoas fumantes.
As pessoas que também respiram a fumaça devem estar em alerta já que pode contribuir para o aparecimento de um tumor no local. Além disso, doenças pulmonares como tuberculose, bronquite crônica e enfisema pulmonar podem causar esse mal que é tão temido por todos.
Entretanto, a idade, poluição e histórico familiar influenciam na possibilidade. Entre outros sintomas a tosse persistente e dor no peito devem ser avaliadas. Veja: