As inscrições para o concurso da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) começam nesta terça-feira (30), a partir das 16h. A seleção preencherá 60 vagas, das quais 40 para analista e 20 para inspetor.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Voltadas a profissionais com curso superior, as carreiras oferecem salário de R$ 20.924,80. Há oportunidades para trabalhar no Rio de Janeiro (RJ), onde fica a sede, e no escritório de São Paulo (SP).
Vinculada ao Ministério da Fazenda, a CVM foi criada em 1976. A autarquia é responsável por fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
Distribuição das vagas por especialidade
Analista:
- mercado de capitais (15 postos);
- gestão (7);
- contabilidade pública (1);
- ciência de dados (7);
- TI/sistemas e desenvolvimento (5);
- TI/infraestrutura e segurança (5).
Inspetor:
- mercado de capitais (13);
- contabilidade e auditoria (7).
Em relação às cotas, o edital respeita o percentual previsto na legislação: 20% das vagas são reservadas a pessoas negras (12 postos), enquanto 5% são asseguradas a pessoas com deficiência (3 oportunidades).
📝 Vai prestar o Concurso Nacional Unificado? Saiba tudo sobre a seleção no JC Concursos
Passo a passo para se inscrever
O prazo para inscrições termina em 6 de março, às 16h. Para concorrer, os interessados devem realizar cadastro pelo site www.conhecimento.fgv.br. A taxa de participação custa R$ 145.
Os pedidos de isenção do pagamento serão recebidos somente até as 16h de 2 de fevereiro. O edital prevê gratuidade para pessoas que se enquadram em uma das condições a seguir:
- fazem parte de família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do governo federal;
- são doadoras de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
A seleção é organizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca pelo telefone 0800 283 4628, além do e-mail [email protected].
Saiba o que estudar para o concurso da CVM
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 26 de maio, pela manhã e à tarde, com aplicação em todas as capitais brasileiras. As perguntas abordarão conteúdos sobre:
- língua portuguesa;
- estrutura do mercado de valores mobiliários;
- fundamentos de direito;
- fluência em dados;
- raciocínio lógico;
- conhecimentos específicos.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da CVM
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos autorizadosconcursos abertosconcursos rj (rio de janeiro)concursos sp (são paulo)