Se você está esperando a confirmação do reajuste do INSS em 2024, saiba que já existe um prazo previsto para que o instituto divulgue o novo valor a ser transferido. Considerando a lógica dos meses anteriores, é possível que a correção seja anunciada no dia 21/1.
continua depois da publicidade
Isso porque, geralmente, o instituto atualiza o portal de consulta dentro desse prazo, o que pode acontecer no mês-base de janeiro também. De qualquer maneira, é importante entender como funciona o procedimento de verificação quando o sistema for atualizado.
Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto, bem como as datas oficiais de pagamento desse mês. Aproveite a visita e, claro, não se esqueça de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui, como notícias de concursos abertos e pautas de economia.
Um dos reajustes já foi definido pelo INSS em 2024
Antes de explicarmos como funciona o procedimento de consulta ao benefício do INSS, vale ressaltar que os novos pagamentos para aqueles que recebem um salário mínimo já foram definidos. Até porque eles equivalem justamente ao piso nacional atualizado, que está vigente.
continua depois da publicidade
Conforme portaria promulgada pelo governo federal, o reajuste foi de 6,97% em comparação com 2023. Portanto, os segurados dentro desse grupo em específico devem passar a receber R$ 1.412,00 no calendário do mês-base de janeiro. O reajuste foi realizado por uma nova lógica.
Com a política de valorização do salário mínimo, a correção foi efetuada com base nos índices atualizados da economia: acumulado do INPC nos últimos 12 anos, considerando até o mês de novembro de 2023, e crescimento do PIB no segundo ano anterior ao vigente, 2022.
continua depois da publicidade
Agora, o reajuste para os aposentados e pensionistas que recebem valores acima do piso, por sua vez, ainda não foi confirmado pelo INSS. Até porque, diferentemente do caso anterior, a correção é feita com base apenas no INPC atualizado.
O valor deverá ser informado no sistema do INSS a partir do dia 21 de janeiro de 2023. Abaixo, você confere como funciona a consulta.
Como consultar o novo valor do INSS pela internet
Para os segurados que recebem mais de um salário mínimo como benefício, a consulta do valor atualizado será liberada pelo portal Meu INSS e, também, pelo aplicativo de mesmo nome, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
continua depois da publicidade
Geralmente, o sistema redireciona o usuário para o portal do GOV.BR a fim de preencher o cadastro definido no sistema do governo. Quem ainda não tem deve criar login e senha antes de continuar com o procedimento. Feito isso, o acesso ao portal INSS será liberado.
No menu da tela inicial, os segurados terão acesso aos valores que irão receber a partir do mês-base de janeiro, além do calendário oficial de pagamentos e outras funcionalidades. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o INSS por meio do telefone 135.
Calendário INSS Janeiro: datas divulgadas pelo instituto
Lembrando que o calendário do mês-base de janeiro já foi devidamente anunciado pelo INSS. Os pagamentos devem começar a ser feitos no dia 25/1, sendo escalonados com base no penúltimo dígito que aparece no NB (Número de Benefício) – aquele antes do traço no documento.
Confira, abaixo, todas as datas:
Para quem recebe 1 salário mínimo
- NB final 1: 25 de janeiro de 2023;
- NB final 2: 26 de janeiro de 2023;
- NB final 3: 27 de janeiro de 2023;
- NB final 4: 30 de janeiro de 2023;
- NB final 5: 31 de janeiro de 2023;
- NB final 6: 01 de fevereiro de 2023;
- NB final 7: 02 de fevereiro de 2023;
- NB final 8: 03 de fevereiro de 2023;
- NB final 9: 06 de fevereiro de 2023;
- NB final 0: 07 de fevereiro de 2023.
Para quem recebe mais do que o piso nacional
- NB final 1 e 6: 01 de fevereiro de 2023;
- NB final 2 e 7: 02 de fevereiro de 2023;
- NB final 3 e 8: 03 de fevereiro de 2023;
- NB final 4 e 9: 06 de fevereiro de 2023;
- NB final 5 e 0: 07 de fevereiro de 2023.
Compartilhe essa notícia