6 coisas que sabotam seu sono e talvez você não saiba

Author:


Você sabia que o seu sono pode ser afetado por vários fatores que você nem imagina? Dormir bem é essencial para a saúde física e mental, mas muitas vezes nós mesmos prejudicamos a qualidade do nosso descanso sem perceber.

continua depois da publicidade

Por este motivo, veja a seguir as principais coisas que podem sabotar o seu descanso e saiba o que fazer para evitá-las.

As piores coisas que sabotam o seu sono

1. Luz artificial

A luz artificial, especialmente a emitida por aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, computadores e televisores, pode interferir no seu ritmo circadiano, que é o relógio biológico que regula o ciclo de sono e vigília.

Ela inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono, e faz com que você demore mais para adormecer e tenha um sono mais superficial. Por isso, é recomendável evitar a exposição à luz artificial pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

continua depois da publicidade

Você também pode usar cortinas ou máscaras para bloquear a entrada de luz externa no seu quarto.

2. Cafeína

A cafeína é um estimulante que pode te deixar mais alerta e energizado, mas também pode atrapalhar o seu sono se consumida em excesso ou perto da hora de dormir.

Essa substância pode demorar até seis horas para ser eliminada do seu organismo, então evite tomar café, chá, refrigerantes ou energéticos à tarde, ou à noite.

Se você sentir vontade de beber algo quente antes de dormir, opte por uma infusão de ervas sem cafeína, como camomila, erva-doce ou maracujá.

continua depois da publicidade

3. Álcool

O álcool pode parecer um aliado na hora de dormir, pois pode te ajudar a relaxar, mas, na verdade, ele prejudica a qualidade do seu sono.

A bebida interfere nas fases do sono, especialmente no sono profundo, chamado REM (Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos), que são os mais importantes para a recuperação física e mental.

Além disso, o álcool pode causar desidratação, dor de cabeça, náusea e refluxo, que podem te acordar durante a noite. Por isso, evite beber esta substância em excesso ou perto da hora de dormir.

continua depois da publicidade

4. Alimentação

A alimentação também pode influenciar o seu sono, tanto positiva quanto negativamente. Alguns alimentos podem favorecer o sono, como aqueles ricos em triptofano, um aminoácido que é precursor da melatonina, como leite, iogurte, queijo, banana, nozes e aveia.

Outros podem prejudicar o descanso, como aqueles ricos em gordura, açúcar, cafeína, tiramina ou ácidos, que podem causar indigestão, azia, refluxo, alteração da glicose ou estimulação do sistema nervoso.

Portanto, prefira fazer refeições leves, equilibradas e com intervalo de pelo menos três horas antes de ir para a cama.

6. Estresse

Outro inimigo do sono, o estresse pode causar ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e pesadelos. Esta condição aumenta a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, que te deixam em estado de alerta e dificultam o relaxamento.

Além disso, o estresse pode fazer com que você leve os problemas do dia a dia para a cama, impedindo que você desligue a mente e adormeça.

Para reduzi-lo ao máximo, você pode praticar atividades relaxantes, como meditação e yoga; evitar pensamentos negativos, preocupações ou conflitos antes de dormir; e buscar apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde.

7. Ambiente

O local em que você dorme também pode afetar o seu sono, pois pode oferecer estímulos ou distrações que podem te manter acordado ou te acordar durante a noite.

Alguns fatores ambientais que podem prejudicar o sono são: ruídos, como trânsito, vizinhos, animais ou aparelhos eletrônicos; temperatura, que deve ser agradável e não muito quente ou fria; conforto, que depende da qualidade do colchão, do travesseiro, do lençol e do pijama; e limpeza, que deve ser mantida para evitar alergias, ácaros ou insetos.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply