5 hábitos que pessoas inteligentes sempre adotam no início de ano

Author:


Ano novo, vida nova? Bem, talvez não seja exatamente assim que funcione. É sempre bom presenciarmos inícios de ciclos diferentes, mas é melhor ainda quando aprendemos com o anterior e replicamos aquilo que significou muito, caso continue fazendo sentido na sua vida.

continua depois da publicidade

Existem alguns hábitos, inclusive, que te ajudam a começar o ano de maneira mais assertiva, evitando equívocos do passado e te levando para caminhos mais transformadores, que, de alguma maneira, podem desempenhar um importante papel durante a sua jornada.

Vamos explicar com mais detalhes no decorrer da matéria, mas aproveite que está aqui e não se esqueça de explorar outros conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco para incentivar a sua saída da zona de conforto. Aprender nunca é demais; sempre fazemos isso.

Além de pautas voltadas para economia, também cobrimos a área de educação, conhecimentos gerais, estudos científicos, regras de gramática, notícias de concursos abertos no país e muito mais. Fique conosco e explore a capacidade do seu cérebro diariamente.

continua depois da publicidade

Hábitos que inteligentes adotam no início do ano

1. Plano financeiro para o ano, não apenas mensal

Durante o início do ano, as pessoas geralmente fazem um planejamento financeiro voltado apenas para janeiro ou, no máximo, durante o primeiro trimestre. A questão é que precisamos pensar em longo prazo, caso estejamos com uma meta desafiadora para alcançar no ano.

Por isso, o ideal mesmo é montar um plano financeiro contemplando todos os meses; considerar apenas os 30 dias posteriores pode não ser uma boa pedida quando queremos economizar mais ou usar o dinheiro para futuros investimentos. E, para isso, temos educação financeira.

continua depois da publicidade

Caso tenha problemas em se planejar ou montar planilhas que te ajudem no controle, você pode procurar conteúdos voltados ao assunto pela internet, como vídeos de pessoas confiáveis no YouTube ou até mesmo e-books acessíveis para aprender cada vez mais sobre o tema em si.

2. Não precisamos começar do zero toda vez

Como expliquei no início da matéria, a gente pode e deve aprender com os erros para que os mesmos comportamentos não se repitam. Colocar o passado debaixo dos panos não ajuda em nada quando estamos falando de expansão pessoal e autoconhecimento.

Por isso, inteligentes revisitam situações que ocorreram no ano anterior para ressignificá-las a ponto que elas não apareçam mais vezes. É um ponto chave, que tende a mudar a percepção que nós temos sobre o que é realmente novo e tendências prejudiciais de comportamento.

continua depois da publicidade

3. Não precisamos inventar a toda a cada janeiro

Ser inteligente não é inventar sempre, criar soluções inovadoras e fazer diferente em qualquer oportunidade. Existem algumas práticas que já funcionam e foram criadas por outras pessoas. Qual o motivo para não aplicá-las em nosso dia a dia? Use o exemplos de outros ao seu favor.

Converse com pessoas, estabeleça conexões, consumo conteúdo de quem te inspira e replique aquilo que mais se encaixa à sua realidade. Fazer isso não é “copiar”: na verdade, você entende contextos adversos, compara com o seu e tira o que há de mais importante para si.

4. Repense o uso recorrente da tecnologia

A tecnologia está presente em nosso cotidiano e isso é inegável. Não conseguimos fugir dela e nem devemos. Mas é importante monitorar o tempo de tela para que isso não vire um impeditivo para a concretização de seus objetivos ao longo do ano. Tudo o que é demais faz mal.

Então, pessoas inteligentes abrem uma margem específica de tempo em que devem usar o celular ou computador, dedicando-se a outros afazeres e metas em horários distintos. Também vale a pensa repensar o modo como você consome internet logo após acordar.

Até porque a prática promove um sobrecarregamento de informações em seu cérebro, fazendo com que você se perca em posts, vídeos, textos e outros elementos presentes na internet. Reserve tempo de qualidade para você, especialmente de manhã. Faça coisas que te deixam bem.

5. O incrível poder de se despedir do que precisa ir embora

Ao revisitar comportamentos ruins para que eles não se repitam no ano seguinte, criamos condições para realmente nos despedir daquilo que precisa ir embora; seja comportamentos, vícios, pessoas que te fazem mal, relações tóxicas e assim por diante. A lista não acaba aqui.

É importante se lembrar para que você tenha condições de fechar ciclos de verdade, encontrando formas saudáveis de viver e ter condições de sorrir apesar de todos os pesares. Pode parecer papo de coach, mas a ideia é justamente focar em você e no que te impulsiona para frente.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply