inscrição é prorrogada e prova adiada

Author:



Foi retificado o concurso da GCM de João Pessoa (Guarda Civil Municipal), no estado da Paraíba. Entre as principais alterações, estão o quadro de vagas, a prorrogação da inscrição e o adiamento da prova objetiva.

Com relação ao quadro de vagas, foram adicionadas as chances para pessoas com deficiência (PcD) e as vagas para cadastro reserva (CR). Agora, o concurso público passa a oferecer 400 vagas, sendo 190 imediatas para ampla concorrência, dez imediatas para PcD e 200 para CR.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro e, consequentemente, as provas foram adiadas para o mês de março. Veja todas as alterações no edital de retificação, que pode ser baixado aqui.

Requisitos e salário

Para ingressar na carreira, o candidato deve possuir escolaridade mínima de ensino médio completo e idade entre 18 e 35 anos. O salário inicial é de R$ 1.302, mais gratificação de risco de 100%. A jornada de trabalho é de 12 x 36h, diurno e/ou noturno.

Além da escolaridade e idade, o posto ainda exige os seguintes requisitos:

  • ter, no mínimo, 1,65 m de altura para os homens e 1,55m para as mulheres;
  • reputação ilibada comprovada;
  • estar em dia com o serviço militar, para os homens;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos políticos;
  • ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”; e
  • não possuir antecedentes criminais.

Confira as atribuições

  1. atuar preventiva e permanentemente em ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os órgãos de segurança pública, exercendo, inclusive, atividades de fiscalização e patrulhamento nos espaços públicos;
  2. encaminhar a autoridade policial competente, diante de flagrante delito, o autor de infração, preservando o local do crime sempre que possível e necessário;
  3. garantir o livre atendimento e socorro às urgências e emergências, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;
  4. contribuir para a solução pacífica de conflitos, respeitando os direitos inerentes à dignidade da pessoa humana;
  5. garantir a segurança escolar, zelando pelas áreas adjacentes e colaborando, por meio de ações educativas junto às unidades de ensino municipal, com a prevalência da cultura de paz na comunidade local;
  6. zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município, prevenindo e inibindo, pela presença e permanente vigilância, qualquer ato que atente contra o patrimônio público;
  7. outras atividades que contam no edital, que pode ser baixado aqui.

Saiba como fazer a inscrição

As inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro de 2024, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan (https://concurso.idecan.org.br), banca organizadora do processo de seleção.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 100, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Dúvidas relacionadas ao concurso público deverão ser direcionados aos canais de atendimento do Idecan, disponíveis por chat on-line através do endereço eletrônico www.idecan.org.br, por correio eletrônico [email protected] ou por telefones (61) 3201-6225 e 0800 8782696, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Veja as provas que serão aplicadas

O concurso da GCM de João Pessoa será constituído das seguintes fases:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  3. avaliação de saúde, de caráter eliminatório;
  4. avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  5. investigação social, de caráter eliminatório; e
  6. curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:

  • 7 questões de língua portuguesa;
  • 5 de matemática;
  • 5 de raciocínio lógico;
  • 5 de noções de informática;
  • 3 de sociologia;
  • 5 de história e geografia da Paraíba e conhecimentos gerais; e
  • 20 de conhecimentos específicos.

O exame será aplicado na data prevista de 3 de março de 2024, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da GCM de João Pessoa.

* Notícia útil para o Estado da Paraíba. Confira mais informações sobre a região aqui.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosconcursos abertosconcurso pb (paraíba)provas anteriores



Source link

Leave a Reply