Perseverança e coragem são as palavras mágicas para vivermos um 2024 incrível no exterior. Acreditar nos ajudou a chegar até aqui.
Ufa, chegou o fim do ano e que temporada, hein… Eu não tenho dúvida que você vivenciou muitas chances de evolução e crescimento, afinal de contas foram tantos desafios até aqui, que não tem como ter sobrevivido a tantas coisas sem ao menos constatarmos que não somos mais aquela pessoa do último réveillon. Acreditar nos ajudou muito a chegarmos até aqui e é exatamente sobre isso a nossa conversa de hoje, vamos juntos até o fim desse texto e espero de forma muito intencional que você consiga olhar para você e encontrar o que te trouxe até o aqui e o agora.
Acreditar nos ajudou a chegar até aqui
O meu Eu do passado viveu como Jornalista durante quase uma década, então escrever sempre foi uma habilidade evoluída, mas desta vez fiquei alguns minutos a olhar para essa folha em branco… O último texto do ano não poderia ser mais do mesmo, não deve ser um qualquer e eu não gostaria que ele não lhe fizesse sentido, ele precisa ser visceral, de verdade, especial.
Então resolvi me conectar a minha jornada enquanto imigrante e a palavra “acreditar” veio em meu coração e quando a acolhemos podemos sentir o seu poder e força. Um verbo que pertence a minha, a sua e nossa história nesta existência ao morar fora, onde uma de suas traduções é “considerar possível…”.
Sim, eu acreditei muito que seria possível chegar até aqui, a cada semana eu acreditei que meus textos fariam sentido em sua vida, enquanto Psicólogo eu acreditei na evolução dos meus pacientes. Eu acreditei que dias melhores surgiriam, eu acreditei que após uma tempestade o sol surgiria, eu acreditei que aqueles que tentaram me machucar também estavam machucados.
Eu acreditei que morar fora me mudaria, eu acreditei no amor daqueles que estavam ao meu lado. E eu acreditei que minha jornada enquanto imigrante continuaria sendo a vivência que eu precisava no momento.
E você, no que acreditou? Acreditou que seus planos iriam mudar, mas que você iria superar… Você acreditou na sua família e hoje é um dos seus maiores patrimônios… Acreditou na sua ousadia e por isso tem vivido dias inimagináveis…
Acreditou que todos aqueles que cruzaram seu caminho ao morar fora possuíam um propósito… Você acreditou que muitas coisas não aconteceriam e elas realmente não aconteceram… Acreditou que talvez não fosse capaz, mas olha só, você conseguiu!
Por que deixamos de acreditar em nós quando vivemos no exterior?
O segredo para virada de chave em 2024
Perseverança e coragem são as palavras mágicas para vivermos um 2024 incrível no exterior. A primeira diz respeito à capacidade de sustentação voluntária de uma atividade implicada por uma tarefa prolongada e a segunda se conecta à bravura face a um perigo.
Talvez você já tenha percebido que a cada ano somos surpreendidos por algo o qual não planejamos e tampouco imaginávamos. Caso essa realidade lhe assuste, lhe estimulo a encarar essa realidade como um convite à resiliência, à flexibilidade e acima de tudo, ao reconhecimento de quem você pode ser ao morar fora!
Aprendemos a ser perseverantes ao longo do nosso desenvolvimento, quando lutamos por algo especial, quando insistimos em viver certas circunstâncias. Quando não abrimos mão de algo que nos machuca, quando colocamos algo na cabeça que pensamos em ser certo e seguimos em frente firmes e fortes. A perseverança associada a um autoconhecimento forte é uma combinação poderosa para lhe conduzir pelos caminhos que deseja trilhar.
Talvez você nem tenha se dado conta do quanto já perseverou até aqui, mas daqui pra frente lhe convido a fazer isso de modo intencional, ou seja, de “caso pensado” mesmo. Tenha claro em sua mente pelo que deseja perseverar: por você, por sua carreira, por seus estudos, por sua família ou por qualquer outra razão. Essa clareza vai lhe trazer os resultados que precisa e acima de tudo, tornar a sua jornada ao morar fora ainda mais inspiradora.
Coragem, que palavrinha, hein… Ao colocarmos o pé na estrada com o objetivo de morar fora, ativamos o gatilho dessa habilidade indispensável para imigrantes brasileiros que vivem no exterior. Coragem para deixar tudo para trás, para deixar de ser quem se é, para lidar com questões jamais conhecidas, para nos desfazermos de crenças enraizadas, para arriscar sem nenhuma garantia de sucesso.
Será que suas escolhas têm alterado seu bem-estar no exterior?
Olhe para trás e veja o caminho que já percorreu
A próxima temporada exigirá de nós uma coragem diferente. Para vivermos tudo aquilo que sonhamos precisaremos pegar nossa bagagem conquistada ao longo da nossa existência e usar a nosso favor. Não haverá espaço para medo, apenas a chance de avançarmos rumo ao que desejamos e acima de tudo, precisamos.
Se até aqui você não percebeu a dimensão da sua coragem, lhe convido a olhar para tudo que já viveu e constatar que sem ela você não estaria onde está. Morar fora exige coragem e talvez isso esteja lhe sobrando, só não se deu conta disso ainda…
Como manter-se estável em meio ao caos emocional no exterior.
Acreditar nos ajudou a chegar até aqui: um novo ano se aproxima, prepare-se
Tem uma citação de Veronica A. Shoffstall a qual sou apaixonado, “Você aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido. O mundo não pára para que você o conserte…”. Ser imigrante é ter o coração partido de tempos em tempos e ainda assim precisar seguir em frente.
O ano de 2023 também foi um verdadeiro desafio para mim e gostaria que você soubesse que estamos no mesmo barco, a única diferença foram as circunstâncias que nos acometeram.
Algumas coisas precisam ficar neste ano para que possamos viver a nova temporada do jeito que merecemos. Cuidado com as emoções, reveja seus pensamentos, atenção com os problemas mal resolvidos, esteja atento aos seus comportamentos. Reveja suas escolhas e por favor, se as coisas não estiverem bem, pare de fingir que elas estão, não faça isso com você. Nossa vida é muita curta para fingirmos felicidade…
Que em 2024 possamos estar ainda mais juntos, ainda mais inteiros, ainda mais conscientes, ainda mais integrados e acima de tudo, ainda mais empoderados das infinitas possibilidades de sermos no mundo. Um Feliz Ano Novo, repleto de oportunidades!
Entenda como a resiliência pode auxiliar a sua permanência no exterior.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, com Claudinho Abdo e Amanda Corrêa: