Artrite é uma inflamação das articulações do corpo, que causa dor, deformidade e dificuldade no movimento. Segundo os médicos, os sintomas podem aparecer em qualquer pessoa. Porém, o mais comum é acontecer com pessoas acima dos 40 anos e que estão acima do peso. Ela pode ser causada por alterações autoimunes, infecção ou desgaste natural das articulações.
Os principais sintomas são:
Existem diferentes tipos de artrite, cada um com diferentes causas, incluindo desgaste das articulações, infecções e doenças subjacentes.
- Dor na articulação
- Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação, principalmente pela manhã
- Vermelhidão no local
- Inchaço na articulação
- Deformação na articulação
Tipos mais comuns de artrite
Os tipos mais comuns são a artrose (doença degenerativa das articulações) e a artrite reumatoide. A artrose está geralmente associada ao envelhecimento e afeta os dedos, joelhos e anca.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que geralmente afeta as mãos e os pés. Entre os outros tipos de artrite estão a gota, lúpus, fibromialgia e artrite séptica.
Leia também | 9 maneiras praticas de manifestar seus sonhos em 2024
Tratamento
Geralmente, o tratamento consiste no repouso da articulação e em aplicar de forma alternada gelo e calor. A perda de peso e a prática de exercício físico são benéficos.
Podem também ser usados analgésicos como o ibuprofeno e o paracetamol. Em alguns casos pode haver benefício na realização de uma artroplastia.
Lembrando que o tratamento para artrite deve ser indicado pelo ortopedista ou reumatologista e é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia.
O tratamento para artrite reumatoide geralmente é orientado por um reumatologista e normalmente começa com o uso de medicamentos, que são escolhidos pelo médico de acordo com os sintomas apresentados e da fase da doença.
É recomendado a pessoa fazer fisioterapia, que pode ajudar a diminuir a dor, a inflamação e melhorar a qualidade dos movimentos na articulação afetada.
Ela pode manter os músculos devidamente fortalecidos e alongados, assim como evitar ou diminuir as deformidades articulares.
Em alguns casos, quando a artrite reumatoide gera deformidades que diminuem a qualidade de vida da pessoa, o reumatologista em conjunto com ortopedista, poderão avaliar a necessidade de realizar uma cirurgia para corrigir as deformidades.
Lembrando que você tendo qualquer desses sintomas informados no texto deve procurar um médico ortopedista ou reumatologista. Nunca faça automedicação, isso pode ser prejudicial a sua saúde.