Investigada ofendia políticos e figuras públicas na cidade e foi indiciada em vários inquéritos
Por: Adalberto Luque
Uma influenciadora digital foi presa, nesta quarta-feira (20), na cidade de Cravinhos. Ela era investigada por utilizar a rede social Facebook para atacar várias pessoas públicas da cidade, sobretudo prefeito e vereadores.
Segundo o delegado da cidade, Jorge Miguel Koury Neto, a influenciadora teria causado transtornos durante três meses. “Havia multiplicidade de crimes eletrônicos por meio do Facebook contra Autoridade Públicas desta cidade, inclusive malversando questões pejorativas contra as intuições de Segurança Pública do Estado como desacato, injúria, difamação, incitação ao crime, falsa comunicação de crime, agravadas pela questão funcional, e principalmente provocada pelas redes sociais, triplicando a pena. Nesta tarde, em poder do mandado de prisão preventiva, elaboramos operação de campo, contra os crimes cibernéticos, capturando, assim a investigada, que foi formalmente indiciada”, explica.
O delegado informou que, no curso das investigações, chegou a pedir bloqueios de perfis junto ao Facebook. Mas a influenciadora criava outro perfil em seguida. “Ela já estava em sua quarta página no Facebook”, explicou Koury Neto.
A Polícia Civil acredita que a investigada tivesse aspirações políticas, por isso o prefeito, vice-prefeito e vereadores eram seus alvos mais frequentes. Mas ela também teria ofendido com calúnias, injúrias e difamação policiais civis e militares. “Fez apologia ao crime, incitando ao linchamento de uma secretária da prefeitura”, acrescentou o delegado.
Com o trabalho de investigação concluído, Koury Neto pediu mandado de prisão e, após cumprir, a influenciadora foi levada para a delegacia, onde foi indiciada em quatro inquéritos. Em seguida, foi encaminhada para a Cadeia de Trânsito em Franca, permanecendo à disposição da Justiça.