Cada viagem é uma oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes culturas e tradições. E é claro que uma das melhores partes é conhecer e desfrutar da gastronomia de cada lugar, principalmente na época do Natal.
Os pratos, além de considerarem ingredientes, clima, gostos, religiões e hábitos locais, também estão relacionados a um fator muito importante: a sazonalidade. Por isso, muitos pratos típicos de Natal variam de país para país.
Para entrar no clima natalino e adoçar seu dia, a Catraca Livre, em parceria com a Civitatis, listou 10 doces típicos de Natal de diferentes países.
1 – Rabanada (Brasil)
A rabanada é um doce típico de Natal no Brasil, feito com fatias de pão dormido, leite, ovos e açúcar. É um doce delicioso e frito, servido quente e polvilhado com canela e açúcar. Elas podem ser servidas sozinhas ou acompanhadas de sorvete, creme de leite ou calda.
A origem da rabanada é incerta, mas acredita-se que tenha vindo de Portugal. É uma sobremesa que agrada a quase todos os paladares com seu gostinho de nostalgia.
2 – Panetone (Itália)
Um dos doces mais famosos durante a época de Natal tem suas origens em Milão, na Itália. É o panetone, um pão de ló feito de brioche, recheado com todos os tipos de ingredientes: chocolate, uvas passas e frutas cristalizadas são alguns dos mais usados.
Tomar um café nos arredores do Duomo de Milão, enquanto saboreia esse doce típico, apreciando a atmosfera da cidade e as vistas que ela oferece, é sem dúvida um ótimo plano.
3 – Bûche de Noël (França)
Se você tiver a sorte de visitar a França durante a época de Natal, a bûche de Noël será a sobremesa servida em todos os cafés e restaurantes do país.
É um pão de ló em forma de tronco, originado da antiga tradição de queimar um tronco em uma fogueira para trazer boa sorte.
Os confeiteiros e chefs de Paris preparam suas melhores versões para que, depois de um passeio pela cidade, você possa provar seu sabor requintado e peculiar, adequado para os paladares mais doces.
4 – Roscón de Reyes (Espanha)
A Espanha também é um país de tradições quando se trata de doces natalinos. O mais conhecido é o Roscón de Reyes, um doce com frutas cristalizadas e creme que não pode faltar em nenhuma ceia de Natal (especialmente no dia 6 de janeiro, quando os Três Reis Magos levam presentes para as crianças).
Algumas surpresas ficam escondidas dentro da massa, cada uma com um significado próprio.
5 – Lebkuchen (Alemanha)
A Alemanha tem um delicioso doce típico: Lebkuchen, biscoitos que agradam o paladar dos amantes de especiarias.
les são feitos com cardamomo, gengibre, canela e noz-moscada e também podem levar laranja e chocolate. Seu sabor te levará de volta às tradições ancestrais dos padeiros de Nuremberg, onde foram produzidos pela primeira vez.
6 – Pudim inglês (Inglaterra)
Essa sobremesa está presente em todas as mesas britânicas desde os tempos medievais, principalmente na época do Natal.
Esse doce típico, que já foi adaptado no resto da Europa, contém frutas secas, ameixas e um pouco de licor. No bairro londrino de Covent Garden, às vezes há corridas com o doce na cabeça, e quem o deixar cair, perde. A diversão é garantida.
7 – Linzer Torte (Áustria)
Esta sobremesa é um convite para uma viagem no tempo, pois é um dos doces mais antigos do mundo, com origem austríaca.
Esse doce típico da Europa Central foi criado na região de Linz, e é altamente recomendado para os amantes de nozes, pois as amêndoas e avelãs são seu principal ingrediente. Framboesas e outros ingredientes locais também podem ser utilizados.
A Áustria, além de sua beleza incomparável, tem uma gastronomia ancestral que você não pode perder.
8 – Torta de Maçã (EUA)
Embora seja uma sobremesa que pode ser apreciada durante o ano todo, nos Estados Unidos ela é muito típica na época do Natal. É uma torta de maçã, mas não uma torta de maçã qualquer.
Ela é feita com maçãs granny smith temperadas, picadas e assadas. Ao redor da Times Square, em Nova York, você pode encontrar várias padarias que oferecem esse doce típico americano.
9 – Buñuelos (México)
Os buñuelos natalinos do México são feitos com uma massa de farinha de trigo, que é frita e polvilhada com açúcar e canela.
Eles têm uma textura leve e macia, e podem ser encontrados em lojas, mercados e até mesmo barraquinhas de rua.
Acredita-se que eles sejam uma herança da culinária asteca. Na época pré-colombiana, os buñuelos eram feitos com uma massa de milho, e eram servidos em cerimônias religiosas.
10 – Pavlova (Austrália/Nova Zelândia)
O Natal também é adocicado do outro lado do planeta, na Austrália e na Nova Zelândia, graças ao bolo pavlova, um bolo à base de merengue com creme e alguns pedaços de frutas, como mirtilos ou framboesas.
Entretanto, há desentendimentos entre australianos e neozelandeses porque eles não concordam com a origem da sobremesa.
O que é certo é que tanto as praias da Austrália quanto as paisagens da Nova Zelândia merecem uma visita.