Neste ano, o Sol teve uma atividade mais intensa do que o normal, indicando que o pico de atividade solar previsto para o verão de 2025 está se antecipando. Isso aumenta a probabilidade de tempestades solares afetarem a Terra. Mas o que são estes fenômenos e quais as suas consequências? Continue lendo e entenda a seguir.
continua depois da publicidade
O que são tempestades solares?
Tempestades solares são fenômenos que ocorrem quando o Sol emite partículas carregadas e radiação eletromagnética que perturbam o campo magnético da Terra. Elas são causadas por erupções solares, ejeções de massa coronal e ventos solares.
Um novo estudo científico alerta que em 2024 podemos esperar tempestades solares causadas por mudanças massivas no campo magnético estelar. Como consequência, estes eventos podem resultar em interrupções nos serviços de Internet e telecomunicações via satélite em todo o mundo.
Aproximadamente a cada 11 anos, o Sol passa pelo que é conhecido como “máximo solar”, momento em que se forma uma grande quantidade de manchas escuras em sua superfície, lançando explosões de energia para fora, na direção da Terra, causando estes eventos.
continua depois da publicidade
Como estes fenômenos acontecem?
Embora a última previsão da NASA situasse a chegada deste evento recorrente no final de 2025, um novo estudo realizado por uma equipe de pesquisadores indianos revelam que o máximo solar teria chegado mais cedo e provavelmente chegaria no início do próximo ano.
A pesquisa foi liderada pelo físico Dibyendu Nandi e realizada por um grupo especializado do Centro de Excelência em Ciências Espaciais IISER Kolkata, localizada na Índia.
Nandi e seus colegas conseguiram conceber uma maneira distinta de detectar o máximo solar, o que resultou em uma nova data em que as tempestades energéticas do corpo celeste poderiam se aproximar.
continua depois da publicidade
O Sol é uma enorme bola de gás quente eletricamente carregada, que se move gerando um poderoso campo magnético, oficialmente conhecido como ciclo solar.
Este afeta toda a atividade na superfície do astro, incluindo a geração de manchas solares escuras causadas pelos seus campos magnéticos. Uma forma de os cientistas acompanharem o ciclo solar é contando o número de manchas solares e exatamente quando elas aparecem.
Na nova descoberta, os cientistas indianos encontraram uma relação entre a taxa de declínio do campo magnético dipolar do Sol e a taxa de aumento do ciclo contínuo de manchas solares, que dá a indicação da chegada de novas tempestades.
continua depois da publicidade
Quais as consequências e como este evento pode afetar a internet?
Em 2024, durante o pico solar, tempestades solares podem ocorrer, resultando na emissão de partículas carregadas e radiação que afetariam satélites em órbita ao redor da Terra.
Essas perturbações podem levar a perdas de conectividade, isolando países e interrompendo serviços de internet por semanas. Tempestades mais intensas podem causar decaimento orbital de satélites, afetando redes de comunicação e navegação.
Além disso, distúrbios no campo geomagnético podem impactar redes elétricas em regiões de alta latitude. Embora representem desafios, tempestades solares também produzem um aumento de auroras boreais.
A frequência desses eventos é aproximadamente a cada 11 anos, com ciclos individuais variando entre 9 e 14 anos, sendo o último determinante da força da tempestade. Cientistas utilizam pistas de observações solares feitas há quase 100 anos para estimar o momento do próximo máximo solar.
Compartilhe esse artigo