174
No final de dezembro deste ano, os ribeirão-pretanos começam a receber o carnê do IPTU para ser pago de um só vez com desconto ou de forma parcelada, pelos 12 meses consecutivos do próximo ano. Contudo, a prefeitura disponibiliza o imposto de outra forma, mais rápida e prática para o pagamento. É o IPTU Digital, elaborado para economizar recursos do município que podem ser aplicados em outras áreas essenciais como saúde e educação. O prazo para adesão para o ano que vem termina dia 31 de outubro.
O IPTU Digital foi criado em 2021, como uma ferramenta que possibilita ao munícipe o recebimento do carnê por e-mail, com os dados cadastrais do imóvel, demonstrativos de lançamento e todas as facilidades para visualização e pagamento à vista ou parcelado.
O objetivo da prefeitura é promover o desenvolvimento sustentável, colocando em prática os conceitos ESG (eixos Ambientais, Sociais e de Governança), com isso reduzindo o desmatamento com menos papel, menos metais pesados, tintas, energia e combustíveis etc. Nesse sentido, o IPTU digital cumpre essa demanda, promovendo eficiência, agilidade, facilidade e sustentabilidade.
Até o momento, cerca de 30 mil contribuintes fizeram a adesão ao IPTU digital, número pequeno considerado aos 331.793 carnês impressos para o exercício de 2023. O custo de impressão e de distribuição pelos Correios é, em média, R$ 3,00 por carnê.
A adesão ao IPTU Digital é rápida e fácil, basta o contribuinte acessar o site da Prefeitura e da Secretaria da Fazenda e preencher formulário com CPF, e-mail e número do cadastro do imóvel.
Pra aderir ao formato, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados e ser proprietário do imóvel.